quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nota de esclarecimento


Batalha foi contemplada com o NASF - Núcleo de Apoio a Saúde a da Família, que é uma potente estratégia que vem dar suporte e ampliar a abrangência e a diversidade das ações da equipe saúde da família, assim como sua resolubilidade, uma vez que constrói e amplia o espaço para a produção de novos saberes, trabalhando em dois eixos: Assistência ao Usuário (Atenção Domiciliar, Atenção Individual, Atividade Coletiva) e Educação Permanente.

O NASF é referenciado pelo PSF e cobre todas as 12 equipes do programa saúde da família em Batalha (4 zona urbana e 8 zona rural) e para tanto conta com 5 especialidades: Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física e Assistência Social, atuando nas seguintes áreas estratégicas respectivamente: reabilitação, saúde mental, reabilitação, atividade física / práticas corporais e serviço social. Por ser este um programa novo e não está presente ainda em todas as cidades do Brasil e do Piauí, como estratégia de divulgação optamos em mostrar a comunidade como o programa funcionará, apresentando seus profissionais, o que é cada profissão, e como cada uma delas, dentro de suas limitações, podem contribuir para a qualidade da saúde e diminuição do adoecimento de nossa população, isto feito através de palestras, abordado temáticas variadas referentes as patologias nas quais estas profissões podem está dando suporte terapêutico e preventivo.

Portanto, ao contrário de nota divulgada pelo FB no dia 11 de novembro, os profissionais do NASF em dois meses de atuação já cobriram todas as 12 equipes da saúde da família (todo o município), desenvolvendo ações que se propõe a promover a saúde, priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde. Para alguns pode até parecer pouco, mas só estando diante desse povo carente de informações para entender como uma palestra esclarece, orienta, reorganiza e muda a vida de muitos deles, é neste ponto onde está o âmago do PSF.

Um dos compromissos dos profissionais do NASF durante as reuniões nas comunidades é democratizar as informações, divulgando que a Prefeitura Municipal de Batalha através do Governo do Estado e SUS está viabilizando próteses, órteses, cadeiras de rodas e mecanismos auxiliares de locomoção para as pessoas que necessitam, quais as documentações necessárias para dar entrada no pedido, e onde o mesmo deve ser entregue, no caso, no Centro de Fisioterapia. Esclarecemos ainda que os profissionais do NASF estiveram proferindo palestra na localidade Maganos onde mora a Senhora Maria José Rodrigues da Silva, que esteve tentando vender os cabelos pra comprar uma òrtese de coluna para sua filha (matéria divulgada pelo FB dia 20 de novembro) esclarecendo todos estes pontos.

Infelizmente o caso de dona Maria José Rodrigues da Silva não é um caso isolado, ouvimos em visitas aos PSF´s inúmeros desabafos, relatos de pessoas tanto da zona urbana quanto rural que deixaram documentos para serem dada entrada em pedidos de próteses, órteses, etc., há 4 anos atrás e não receberam respostas, não é de se estranhar o descrédito da população.

Entretanto, a Prefeitura Municipal já solucionou problemas de pacientes com caso parecido com o da filha de dona Maria José, fazendo chegar às mãos daqueles que necessitam de próteses mecânicas, muletas, cadeiras de rodas adaptadas e, uma das pessoas beneficiada neste primeiro momento, foi uma criança portadora de paralisia cerebral que reside nos Maganos – localidade onde mora dona Maria José – que recebeu uma cadeira de rodas adaptada a sua anatomia, feita exclusivamente para ela. A prefeitura entende que é sua função viabilizar a todas as pessoas que necessitam, o acesso a estes dispositivos ortopédicos. Até o momento foi dada entrada em mais vinte pedidos para aquisição de órteses de coluna, próteses auditiva, cadeiras de rodas adaptada e para banho e prótese mecânica, onde beneficiará pacientes de várias localidades.

Gostaríamos de esclarecer também que ontem (25/11/2009) entramos em contato com a senhora Maria José onde já está sendo providenciado o pedido de órtese de coluna de sua filha, solucionando assim o problema que lhe consumia há anos.

A administração BATALHA PARA TODOS está trabalhando com seriedade e compromisso, para que efetivamente aqueles que necessitem dos cuidados da atenção básica, do acesso aos SUS possam usufruir desses direitos garantidos.

NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Batalha (PI) 26 de novembro de 2009

0 comentários:

 

My Blog List

Seguidores

Folha de Batalha © 2009 Designed by Ipiet Customizado por Manoel Filho