sábado, 21 de novembro de 2009

Pe. Evandro: Obras de valor histórico serão protegidas


O FB esteve conversando com o Pe. Evandro, pároco do município de Batalha. A conversa girou em torno do patrimônio histórico existentes na Igreja Matriz.

Segundo o padre, a vinda da imagem de São Gonçalo à Teresina, foi uma forma encontrada por ele para aproximar o fiel de seu Santo padroeiro e ao mesmo tempo evangelizar seu rebanho com a palavra de Deus, tão importante, principalmente nos dias atuais, repleto de violência e ódio, enquanto o amor é muitas vezes deixado de lado.

Indagado sobre as marcas contraídas pelo tempo na imagem de São Gonçalo, Padre Evandro disse que há uma preocupação em restaurar esse patrimônio, que não é só de Batalha, mas de todo o mundo católico. Mas essa restauração deve ser bem pensada, pois é preciso procurar profissionais sérios, competentes e de confiança, para não correr o risco de descaracterização da imagem.

O pároco pensa em fazer uma mudança radical no plebistério, pois no atual, faltam riquezas de ornamentações e é preciso uma revitalização a altura de nosso padroeiro.Padre Evandro nos falou que está havendo uma restauração na imagem do Sagrado Coração de Jesus, e foi descoberto que essa obra é mais uma relíquia, pois é de madeira e histórico, possuindo o mesmo valor da imagem de São Gonçalo. A restauração se estende também à imagem de Santa Luzia.

A degradação das imagens se deve ao contato humano, poeira e a própria ação do tempo, por isso será necessário colocá-los num relicário.

Além da imagem de São Gonçalo e outras imagem de valor histórico, o sino da Igreja Matriz também ficará protegido contra a ação do tempo.

A grande dificuldade, segundo o pároco, é a falta de transporte para se fazer a evangelização dos fiéis: “a Igreja não pode parar de evangelizar, se parar, não é Igreja”, disse o Reverendo. “A nossa preocupação é cuidar bem do que tem de patrimônio histórico na paróquia” finalizou o receptivo e simpático padre.

0 comentários:

 

My Blog List

Seguidores

Folha de Batalha © 2009 Designed by Ipiet Customizado por Manoel Filho