sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

As muitas propostas do Plano de Governo de Amaro Melo


Estamos analisando o Plano de Governo do Prefeito Amaro Melo. Plano este, elaborado ainda quando candidato, e que prometia implantá-lo se eleito. Até agora concluímos que pouco ou quase nada do que se propôs foi colocado em prática, e percebe-se que praticamente as ações do Plano estão sendo postas de lado, esquecidas. Como um internauta, que esta semana questionou a propósito da construção de uma Praça em Batalha em detrimento de ações para amenizar as necessidades, até mesmo de fome, da população batalhense. Acontece que, geralmente os gestores priorizam obras que são visíveis à população visto que isto rende popularidade e voto.

O Plano de Governo na sua essência é correto, pois propõe implantar em Batalha ações e projetos que promovam o Desenvolvimento Sustentável. No texto anterior questionamos a idéia de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, em linhas gerais o plano de fato é condizente, pois propõe o planejamento participativo, priorizando o empreendedorismo e investimentos na infra-estrutura física e social do município. Resta a população dele tomar conhecimento, e questionar o que efetivamente está sendo ou será feito neste sentido. O Plano de Governo de Amaro Melo ainda propõe a criação de duas Secretarias, a de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Empreendedorismo e a de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, e ainda a incorporação da Secretaria de Meio Ambiente á Secretaria de Agricultura.

O Plano prevê as seguintes ações para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Inclusão digital, levantamento e publicação dos dados estatístico da economia local, parcerias com Sebrae e intercâmbios com outras entidades e municípios, mini-indústrias nos bairros e zona rural, cursos e capacitação para o empreendedorismo, site oficial da Prefeitura, entre outras. Para a Secretaria de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano prevê: asfaltar ruas e avenidas da cidade, coleta programada do lixo e com veículos especiais, construção de praças nos bairros e na zona rural, equipamentos de segurança (EPI) e fardamento para o pessoal da limpeza e saneamento, embelezamento das estradas e avenidas da cidade, construção de um novo cemitério e ampliação dos existentes, adaptações dos prédios públicos para acesso das pessoas com deficiência física, transformação da Rua São José em escoadouro e suporte ao tráfego da Avenida Messias Melo. Estas propostas constantes no plano de Governo devem ser efetivadas pelo gestor. Todas são essenciais para o desenvolvimento de Batalha. Com relação à criação das duas novas Secretarias, pessoalmente acho oportuno, viável e extremamente necessário, pois, a administração deve ser descentralizada. Quanto mais pessoas componham uma equipe de trabalho mais possibilidade de eficiência e resposta aos anseios da população.

Cabe a população batalhense verificar, questionar e cobrar o que de fato está sendo feito do Plano. Quais as ações estão sendo desenvolvidas, e as que ainda serão implantadas. Afinal o prefeito propôs no seu plano de governo, quando candidato, que a sua administração seria planejada com a participação do povo.

Valfrido Viana (Historiador)
valfridopi@yahoo.com.br

0 comentários:

 

My Blog List

Seguidores

Folha de Batalha © 2009 Designed by Ipiet Customizado por Manoel Filho