quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Os Objetivos do Plano de Governo de Amaro Melo - II


No ultimo texto analisamos os objetivos do Plano de Ação Governamental de Amaro Melo. Daremos continuidade a analise dos mesmos visto que eles se propõem a realizar ações que promovam o Desenvolvimento Sustentável em nosso município. É de suma importância analisar as ações propostas pelo Prefeito no seu plano quando ainda era candidato, questionando: 1º- Se elas de fato promovem o desenvolvimento sustentável, considerando o que entendemos a respeito dele. 2º- Se aquelas ações ou projetos que se podem ser consideradas propostas ou promessas políticas, estão ou serão efetivamente postas em prática ou ficarão apenas no papel. 3º- Se estas ações propostas são apenas obras de infra-estrutura, também muito necessárias, mas, que não modificarão ou promoverão o Desenvolvimento Sustentável.

Primeiramente, considero que as bases norteadoras do plano apregoam o Planejamento Participativo para elaborar políticas voltadas para a vocação econômica do município, assim incremente políticas para a agroindústria e o empreendedorismo, estão corretas. O que não fica muito claro se as ações ou obras, até porque falta aprofundamento e estudo técnico e discussão com a sociedade, se elas não provocarão impactos negativos no meio ambiente e nas relações pessoais e sociais das comunidades envolvidas, e se são ações que encontrem viabilidade econômicas capaz de continuidade independente da sazonalidade e dependência externa, que sejam portanto geradoras de renda e solidariedade como o cooperativismo.

O Plano de Governo de Prefeito Amaro Melo propôs: 1 - Modernizar a agricultura e a pecuária, 2 - Ampliar as reservas hídricas, 3 - Apoiar a agricultura e mini-industrias, 4 - Estimular programas e eventos que fortaleçam a cadeia produtiva, 5 - Melhorar e expandir a infra-estrutura física e social, 6-Promover o empreendedorismo, 7 - Construir novo aterro sanitário com manejo do lixo bem como aquisição de novos veículos coletores do lixo, 8 - Promoção e incentivo do artesanato e do turismo, 9 - Inclusão digital. Entendo que se todas elas integradas e convergentes através de um planejamento participativo promovem de fato a inclusão social e digital, geram renda e respeito à natureza e o convívio entre as pessoas. No entanto, até o momento, quase um ano de administração, não é perceptível nenhuma ação planejada, a exemplo do que está acontecendo com a proposta do orçamento de 2010 e do Plano Plurianual de Ações PPA que não foi discutido no âmbito do executivo e nem do legislativo com a população e que, será certamente votado pelos vereadores sem ressalva para cumprir os prazos legais. Finalmente, diga-se que a administração Amaro Melo, sem um planejamento participativo ficará apenas tocando obras de infra-estrutura e de comando da maquina administração. Nada planejado nem inovador. No próximo texto analisaremos as ações propostas no Plano de Governo para as diferentes áreas da administração, a começar pela proposta de criação de duas importantes Secretarias e incorporação de outra que até o momento não foram efetivadas.

Valfrido Viana (Historiador)
valfridopi@yahoo.com.br

1 comentários:

Walter Sales da Silva on sexta-feira, dezembro 04, 2009 disse...

Já comentei o artigo passado do Doutor Valfrido. E minha pergunta ainda fica sem resposta o que esta sendo desenvolvido do plano de governo proposto. Sei que o gesto de Batalha esta desenvolvendo algumas atividades na cidade. Porém, do seu plano de governo que o analista politico Doutor Valfrido Viana, esta analisando com muita eficiencia, seriedade e está comprovando que em linhas gerais, esta sendo pouco efetivo na pratica, o que representa que pouco ou quase nada do plano de gorverno esta sendo desenvolvido. Veja como o Doutor Valfrido, analisar bem o que esta sendo feito. ''Finalmente, diga-se que a administração Amaro Melo, sem um planejamento participativo ficará apenas tocando obras de infra-estrutura e de comando da maquina administração. Nada planejado nem inovador.'' Primeiro gostaria de agradeçe ao Doutor Valrido pela coragem de analisar o plano de governo do Prefeito Amaro Melo. E faço a pergunta ainda nao respondida pela a gestão de governo atual o que há de efetivo desenvolvimento do plano de governo e porque nao foi feito e quando será feito do plano de gorveno. Porque os moradores de Batalha só deseja que o plano de governo escolhido na eleição passada esperamos que ele seja cumprido. Esperamos uma resposta dos responsavéis por isso.

 

My Blog List

Seguidores

Folha de Batalha © 2009 Designed by Ipiet Customizado por Manoel Filho