domingo, 31 de janeiro de 2010

Programa de Capacitação Pedagógica


Repensando a aprendizagem à luz da neurociência: uma maneira prazerosa de aprender.
OBJETIVOS

Trabalhar junto aos professores e demais segmentos da escola, os aspectos motores, afetivos e cognitivos, envolvidos de forma determinante no processo da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, preparando-os para a identificação das dificuldades inerentes a estes processos, atuando como facilitadores, nas diversas etapas, de forma educativa e preventiva, tendo como suporte e ponto de apoio os recursos neurocientíficos e psicopedagógicos, à serviço da educação.

Objetiva assim uma abordagem pedagógica junto ao aluno , enquanto sujeito desejante, respeitando o sentido de unidade do ser.

EMENTÁRIO

As estruturas neurológicas e formas de atuações pedagógicas, inerentes ao processo de aprendizagem , suas implicações na construção do conhecimento , assim como, as diversas maneiras de aprender, peculiares aos alunos , através de estratégias que contemplem essas diversidades.

METODOLOGIA E MATERIAL

Abordagem teórica e aplicações práticas do conteúdo programático, utilizando recursos audiovisuais, workshop e material alternativo, previamente requisitado.CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO

§ A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
o Como se aprende? – Formas mais frequentes de aprender
o Quando se aprende? – A agilidade mental e a capacidade de aprender pelas experiências
o E o processo de aprender? – A qualidade do estímulo é o ponto de partida

§ CÉREBRO E APRENDIZAGEM: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA APRENDER
o Transformações cerebrais: compreender para conviver
o Hemisférios cerebrais e suas características: como estimulá-los em sala de aula
o Canais sensoriais preferenciais na aprendizagem: respeitando as individualidades

§ ATENÇÃO E MEMÓRIA: UMA PARCERIA INDISSOCIÁVEL
o Atenção se conquista: o sistema spotlights
o Mecanismo funcional da memória: aprendizagem associativa e não associativa
o O sistema de ativação reticular ascendente – SARA
o O sistema reticular descendente – SRD

§ O PERFIL DO PROFESSOR PROFISSIONAL: UM ADEUS À AULA MAGISTRAL
o Competências/Atos/Projetos: um tríplico de base
o Competências profissionais: alguns toques
o Disciplina na escola: pré-requisito ou construção sistemática?
o A crise na educação: sua extensão e hipóteses explicativas num olhar pedagógico

§ EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS RESPEITANDO A UNIDADE DO SER
o Família/Escola/Comunidade: práticas educativas integradas
o Comprometimentos mais frequentes observados em sala de aula: o que fazer?

CARGA HORÁRIA: 40 horas

PÚBLICO ALVO:
§ Professores(as)
§ Gestores
§ Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos;
§ Pais e demais interessados

INVESTIMENTO: R$ 60,00/hora aula

PROF. EMANOEL CUNHA RIO LIMA
Para ver o curriculum do professor, clique AQUI

1 comentários:

socorrinha on domingo, janeiro 31, 2010 disse...

Tai uma boa diga de capacitação, para secretaria de Educação realizar com professores. Seria de grande importancia pra melhoria do ensino.

 

My Blog List

Seguidores

Folha de Batalha © 2009 Designed by Ipiet Customizado por Manoel Filho