29 de novembro de 2018

Operação MUTITI tem início no Centro de Lançamento de Alcântara

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão realizou ontem terça-feira (27) o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dentro das atividades previstas na Operação Mutiti, iniciada no último dia 19/11.

O lançamento dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo conduzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do DCTA.

Além de lançar e rastrear o VS-30, a Operação MUTITI visa apoiar projetos de diferentes organizações de ensino, pesquisa e desenvolvimento na realização de experimentos científicos e tecnológicos, em voos suborbitais. Ela favorece também a manutenção da operacionalidade, tanto do Centro de Alcântara como do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI/RN), proporcionando treinamento às diversas equipes envolvidas, e o teste dos diferentes sistemas para operações futuras. Quanto ao CLBI, este será utilizado como estação remota, tanto para o rastreio do veículo como para a coleta e transmissão de dados da carga útil PSR- 01.


LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar